quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

ATIVIDADES DO CEI TIA FLOR COM O BERÇÁRIO

Gostaria de desejar boas vindas a todos que por aqui passarem.
Agradeço a visita de todos!Obrigado!
A turma"Pequeno Anjo" juntamente com a professora Bruna Estefani Bonfanti e auxiliar Juliana Debarba já começaram seus trabalhos com muita dedicação e esforço deixando aqui algumas experiências.

Projeto:higiene,saúde e alimentação



Justificativa:

A escola é um espaço educativo e formador, além de alfabetizar e repassar informações ela também tem como objetivo formar cidadãos capazes de viver nesta sociedade repleta de novas tecnologias e consumismo exagerado. Então, uma das metas a serem atingidas pela escola é a formação de valores e hábitos e entre eles está à consolidação dos hábitos de higiene e alimentação a qual deveria já vir formada pela família e que muitas vezes isto não acontece. Cabendo a escola, introduzir e firmar estes hábitos sendo que, para isto é preciso começar pela própria alimentação oferecida aos alunos no horário do lanche, a qual deve permitir a ele o contato com uma alimentação diversificada e saudável.
Orientar as crianças a ter bons hábitos alimentares.

Objetivo Geral:

Promover o consumo de alimentos saudáveis, manter hábitos de higiene e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.


Público:
Este projeto é destinado ao 1º ano do Ensino Fundamental de 9 anos, também pode ser adaptado para a Educação Infantil (berçario)
Duração:
Ele pode ser desenvolvido em 30 dias ou mais, depende do tempo que o professor deseja dispensar aos conteúdos trabalhados,


Objetivos Específicos:

*Identificar e criar o hábito de uma boa alimentação;
*Identificar e investigar o valor nutritivo das frutas, legumes, verduras, carnes, cereais, leite e seus derivados;(introduzir o gosto dos alimentos e diferenciando sabores com cores.)
*Identificar os cuidados com a higiene pessoal e dos objetos na preparação dos alimentos e ao sentar à mesa para as refeições;
*Identificar e manter os horários para fazer as refeições, valorizando os momentos reservados a elas;
*Identificar e criar o hábito de uma boa higiene e cuidados com o corpo para ser saudável;(dialogando com os bebes e fazendo com que eles se conscientize.)
*Desenvolver independência para manter sua higiene pessoal;
*Refletir sobre as suas ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;
*Conscientização dos órgãos dos sentidos e suas utilidades para a vida diária;
*Identificar a necessidade de contribuir para manter seu ambiente familiar e escolar organizado e limpo para que todos tenham saúde, valorizando as atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;
*Identificar as cores;
*Desenvolver psicomotricidade;
*Desenvolver a criatividade;
*Estimular o desenvolvimento da linguagem oral;
*Memorizar e aprender através do lúdico;
*Desenvolver a expressão artística;



Conhecimento matemático:


*Semelhança/diferença, pertinência/correspondência um a um;
*Agrupamento;
*Noção de tempo, (horas);

Artes:

*Músicas, cantigas, parlendas,
*Artes plásticas: pintura, modelagem, recorte e colagem com material diverso, desenho livre e dirigido;

Ciências Naturais e Sociais:

*Meio ambiente;

*Corpo e higiene;
*Órgãos dos sentidos;
*Alimentação e saúde;
*A importância da preservação da água e dos recursos naturais;
*Hábitos de alimentação e higiene durante a história;
*Regras e princípios sociais;

Corpo e Movimento:

*Descoberta do corpo;
*Motricidade;
*Expressão corporal;
*Movimento;
• Recursos:

Livros de literatura infantil;
Revistas;
Textos diversos;
Aparelho de TV, DVD e filmes;
Rádio e CDs;
Tintas, pincel. massa de modelagem, papéis diversos, cola, tesoura;
Material escrito para recorte; (encarte de super-mercado ,farmácia, lojas, revistas jornal e outros);
Fantoches;
Jogos;
Alimentos para degustação;
Material diverso para trabalhar com os órgãos dos sentidos;
• Procedimentos:


Contato com diversos tipos de textos referentes ao tema como: poemas, quadrinhas e histórias;
• Confeccionar álbum dos alimentos;
Confeccionar cartazes sobre os alimentos saudáveis e os prejudiciais á saúde;
Confeccionar cartazes sobre os horários das refeições;
Na rodinha trabalhar sobre o respeito á mesa e como comer corretamente.
Contação de histórias com fantoches;
Jogo da memória das frutas.
Atividades de classificação com rótulos de alimentos, material de higiene e limpeza;
Leitura pelos alunos de pequenos textos conhecidos e decorados (quadrinhas, parlendas e poemas);
Atividades com identificação das horas;
Atividades para trabalhar com os órgãos dos sentidos;
Atividades com tintas, modelagem, recorte e colagem, ;
Brincadeiras cantadas e de movimento no pátio.


Avaliação:
A avaliação será realizada durante todo o decorrer do projeto através de observações, anotações pela professora, pelas conversas e questionamentos na hora da rodinha será possível verificar se houve êxito nos objetivos e também através da resolução das atividades propostas.


Sugestões para material de apoio:

Literatura infantil e livros pedagógicos:

O Sanduíche da Maricota - Avelino Guedes – Editora - Moderna
A Galinha Ruiva – Editora FTD.
Coleção Baú do Professor – Histórias e oficinas pedagógicas: histórias com projetos abrangendo várias áreas de conhecimento
Escovão e o Porcalhão – Ely Barbosa – Editora FTD
Coleção Cuidando do Corpo – Educação Infantil – Editora FAPI
Coleção Fantasia dos Dentinhos – Patrícia Amorim – Edições Sabida
Jogos, Educação Física Infantil – motricidade de 1 a 6 anos – Profª Catalina G. Rodriguez- Editora Porte
Alguns episódios dos DVD da Turma Coricocó, também trata do Tema Alimentação e Saúde.