quarta-feira, 19 de maio de 2010

ESTAMOS TRABALHANDO COM O PROJETO: EU A NATUREZA E OS ANIMAIS.

EU, A NATUREZA E OS ANIMAIS.

1- JUSTIFICATIVA

Através da diversidade e da riqueza oferecidos pela fauna, com esse projeto busca-se desenvolver a capacidade infantil de explorar o ambiente para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com animais, manifestando a sua curiosidade e interesse.
O tema proposto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que, em geral, contam com várias informações relativas a ele nos diversos segmentos comunicativos como livros enciclopédias, televisão, jornais dentre outros como também em seu dia a dia como visitas ao zoológico, aquários e outros ambientes de exposição de animais.
Através de um aparato de atividades sugeridas pelos alunos e previamente selecionadas e preparadas pelo professor pretende-se ampliar o conhecimento que a criança já tem sobre o tema.
Essas atividades facilitarão o contato com diversos animais, implicará em soluções de problemas oferecidos pelo professor como desafios impostos à criança bem como trará as novas informações relativas ao assunto.
Como já fora dito, a proposta do assunto animais é de uma possível justificativa, pois, os animais têm uma importante presença no nosso mundo cotidiano bem como no mundo infantil (desenhos animados, histórias, jogos, contos, adivinhas...) e, além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.
Este estudo facilitará a correlação entre diversos animais e destes com seu ambiente que serão aprofundadas e ampliadas em vários estudos.
Através dele, as crianças aprenderão sobre a vivencia dos animais, sua alimentação, seu habitat, suas características físicas, seus direitos “que devem ser respeitados” e estarão e aprendendo a exercitar sua cidadania através da consciência da preservação das espécies do meio ambiente, bem como cuidados com sua própria saúde por meio de conhecimento dos animais úteis e nocivos ao ser humano e das atitudes que devem tomar em relação a sua integridade física.

2- OBJETIVO GERAL

· Desenvolver no educando o respeito pela fauna, perceber-se como parte integrante desse sistema, bem como conhecimento das características de alguns animais.


3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

· Abordar diversos aspectos da vida dos animais: seu habitat, as características de cada espécie, as inter-relações que eles estabelecem com o meio ambiente e muitos outros.
· Verificar na prática o modo de vida dos animais, seu habitat, como se alimentam, observando as características de cada um (tamanho, revestimento de corpo, locomoção) através de vídeos, ilustração de revistas, livros etc...
· Conhecer e adotar hábitos de respeito aos direitos dos animais, preservando as espécies e valorizando-as.
· Ampliar o conhecimento de mundo que as crianças possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística referentes a fauna.
· Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor.
· Interessar-se por escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional.
· Comunicar quantidades utilizando a linguagem oral, a notação numérica ou registros não convencionais.
· Participar de jogos e brincadeiras que envolvam a expressão corporal.
· Apreciar obras musicais de diversos gêneros que envolvam o tema proposto.


4 CONTEÚDOS

· IDENTIDADE E AUTONOMIA
Identificação de situações de risco no seu ambiente mais próximo.

· MOVIMENTO
‘’Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras;
Percepção das sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo’’

· MUSICA
Participação em jogos e brincadeiras que envolvam a dança e ou a improvisação musical;
Repertório de canções para desenvolver a memória musical.

· ARTES VISUAIS
Criação de desenhos. pinturas. colagens. modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto. linha. forma. cor, volume, espaço, textura,; Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar, etc;

Exploração e aprofundamento das possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumentos e suportes necessários para o fazer artísticos.

· LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

"Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano;

Elaboração de perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos de que participa;

Reconto de histórias conhecidas com aproximação às características da história original no que se refere a descrição de personagens, cenários e objetos, com ou sem a ajuda do professor.

Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de textos e da vivência de diversas situações nas quais seu uso se faça necessário;

Interessar-se por escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional;

· NATUREZA E SOCIEDADE
Estabelecimento de algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais; conhecimento dos cuidados básicos de pequenos animais; percepção dos cuidados necessários à preservação da vida e do meio ambiente;

Valorização da vida nas situações que impliquem cuidados prestados a animais e plantas; percepção dos cuidados com o corpo, à prevenção de acidentes e à saúde de forma geral.

· MATEMÁTICA
Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais;

Descrição e representação de pequenos percursos e trajetos, observando pontos de referências.

5 ATIVIDADES

Ø Vídeo sobre animais;
Ø Brincadeiras (recordar os habitat, imitações, jogos);
Ø Pesquisa e adivinhas enviadas para casa;
Ø Pesquisa em livros e revistas sobre os animais;
Ø Rodas de conversa sobre os animais;
Ø Trabalhos artísticos (pintura, colagem, modelagem...);
Ø Leituras de histórias que envolvam animais;
Ø Dramatizações de histórias;
Ø Passeios locais para observação dos animais (sítio, fazenda,) e ao zoológico;
Ø Meu bichinho de estimação (relatos);
Ø Atividades dirigidas (mimeografados e xerocadas) pertinentes aos objetivos propostos;
Ø Lembrancinhas (marcador de páginas);
Ø Canções.

6 RECURSOS

· Livros de historias.
· Cds de música.
· Sucata.
· Revistas.
· Tintas.
· Colas, tesoura, papéis diversos.
* Passeio na comunidade, e observar os animais existentes.
Livros sobre animais;
· Utilitários conforme as brincadeiras propostas.

7 REFERENCIA BIBLIOGRAFICA

Ø Dia a Dia do Professor- Datas comemorativas – Projetos – Murais – Outubro/novembro/dezembro. Gerusa Rodrigues Pinto, Francês Rodrigues 13ª edição. Editora Afiliada (ABDR) Pinto, Regina Célia Villaça Lima, Claudia Santana L. F. Lima, Cristina do Vale G. Pires. p.14 a 50.
Ø A Nova Pré-Escola – Projetos diários- Jardim 2 vol 2 p. 34 a 53 e Jardim 3 vol.1, 2 p.19;20 e 24 a 30 .Marisa Barreto. Livro do aluno
Ø Pegue e Faça – festival de bichinhos- Lauci Cantagesso. P.32.
Ø Um olhar para o brincar (brincadeiras jogos de quadra n° 1, 4).
Ø Projetos Escolares – Educação Infantil. 35 atividades para os pequenos praticarem durantes as férias ou na volta ás aulas.p. 13.
Ø Rumo à maturidade- Educação Infantil. Corpo em ação. P.51 e 53
Ø Alfabetização sem segredos – Coleção pipoca – Maria Radespiel- Ensino Infantil – 2° período 5 a 6 anos. P.38 e p.43.
Ø Os Fazeres na Educação Infantil. Juariana Micheli, Laudicéia Guimarães, Rosangela S. Oliveira. Bicho de estimação. P. 65 Editora Cortez. 10ª edição.
Ø RCNEI (Referencial curricular nacional para a educação infantil).
Ø Revista Guia Prático para Professoras de Educação Infantil. n° 24/ Abril 2008 p.19.
Ø Aprende Brasil – Livro da Coordenação. Educação Infantil Nível II – Vol.2. p.31.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!