C.E.I. TIA FLOR
BAÚ BAIXO, 14/02/2013
TURMAS: PRÉ-ESCOLAR I e II
DURAÇÃO: Enquanto for necessário para que as crianças se sintam bem no CEI
TEMA: A criança, o seu novo ambiente e seus
novos amigos.
JUSTIFICATIVA
A criança que o professor recebe
no Pré escolar na Educação Infantil é um ser que necessita de um olhar mais
atencioso que a atende em suas necessidades para que esta se perceba segura e
que vá ganhando intimidade com o seu novo ambiente que proporcione uma
aproximação espontânea entre crianças/crianças, crianças e o professor,
crianças e os funcionários e criança com o meio.
Essas atividades farão com que a
criança se sinta acolhida e passe então a se sentir inserida nesse novo espaço
e se adapte a essa nova realidade.
OBJETIVO GERAL
Promover uma aproximação
espontânea entre as crianças, passando a segurança que elas precisam e
demonstrando afeto e acolhimento para as novas crianças e a readaptação para as
crianças que já freqüentam o CEI.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Participar de variadas situações
de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e
sentimentos por meio da linguagem oral contando suas vivencias;
Familiarizar-se com o novo
ambiente, com os novos colegas e pessoas do CEI;
Participar de atividades
proporcionadas pelo professor para a inter-relação entre as crianças;
Ter segurança na participação em
diferentes situações de interação;
Ter uma imagem positiva de si,
ampliando sua autoconfiança, identificando cada vez mais suas limitações e
possibilidades e agindo de acordo com elas;
Sentir-se atraído pelo novo
ambiente e novos colegas.
CONTEÚDOS TRABALHADOS
ü IDENTIDADE
E AUTONOMIA
Uso da linguagem oral para
conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões,
idéias, preferências e sentimentos e relatar suas vivencias nas diversas
situações de interação presentes no cotidiano.
ü MOVIMENTO
Utilização expressiva intencional
do movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras.
ü MATEMÁTICA
Utilização da contagem oral nas
brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.
ü ARTES
VISUAIS
Valorização de suas próprias
produções, das de outras crianças e da produção de arte em geral.
ü NATUREZA
E SOCIEDADE
Formulação de Perguntas.
ü MÚSICA
Repertório de canções para
desenvolver a memória musical.
ATIVIDADES
-Recepção das crianças com guloseimas;
- Dinâmica das Bexigas
- Cantar e dançar;
-Roda de conversa;
-Histórias;
-Parque;
-Contato corporal com diferentes
materiais e brinquedos;
-Jogos e brincadeiras envolvendo
a interação;
-Visitação aos ambientes
escolares para conhecer os novos colegas e funcionários;
-Filmes em DVD com pipoca;
-Atividades com Massinha;
-Pintura com guache;
-Bingo com letras do alfabeto;
-Contato com as regras da sala
para seu entendimento.
-Relaxamento.
CRONOGRAMA DA SEMANA
3ª – 19/02 = Contação de
Histórias
4ª – 20/02 = Educação Física
5ª – 21/02 = Cinema com Pipoca
6ª - 22/02 = Interação –
Brincadeiras
2ª - 25/02 = Passeio pela
comunidade ou se chover discoteca no CEI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por sua participação!