terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Adaptando e acolhendo


C.E.I. TIA FLOR
BAÚ BAIXO, 14/02/2013
TURMAS: PRÉ-ESCOLAR I e II
DURAÇÃO: Enquanto for necessário para que as crianças se sintam bem no CEI
TEMA:  A criança, o seu novo ambiente e seus novos amigos.
JUSTIFICATIVA
A criança que o professor recebe no Pré escolar na Educação Infantil é um ser que necessita de um olhar mais atencioso que a atende em suas necessidades para que esta se perceba segura e que vá ganhando intimidade com o seu novo ambiente que proporcione uma aproximação espontânea entre crianças/crianças, crianças e o professor, crianças e os funcionários e criança com o meio.
Essas atividades farão com que a criança se sinta acolhida e passe então a se sentir inserida nesse novo espaço e se adapte a essa nova realidade.
OBJETIVO GERAL
Promover uma aproximação espontânea entre as crianças, passando a segurança que elas precisam e demonstrando afeto e acolhimento para as novas crianças e a readaptação para as crianças que já freqüentam o CEI.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral contando suas vivencias;
Familiarizar-se com o novo ambiente, com os novos colegas e pessoas do CEI;
Participar de atividades proporcionadas pelo professor para a inter-relação entre as crianças;
Ter segurança na participação em diferentes situações de interação;
Ter uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança, identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades e agindo de acordo com elas;
Sentir-se atraído pelo novo ambiente e novos colegas.
CONTEÚDOS TRABALHADOS
ü  IDENTIDADE E AUTONOMIA
Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos e relatar suas vivencias nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
ü  MOVIMENTO
Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras.
ü  MATEMÁTICA
Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.
ü  ARTES VISUAIS
Valorização de suas próprias produções, das de outras crianças e da produção de arte em geral.
ü  NATUREZA E SOCIEDADE
Formulação de Perguntas.
ü  MÚSICA
Repertório de canções para desenvolver a memória musical.
ATIVIDADES
-Recepção das crianças com guloseimas;
- Dinâmica das Bexigas
- Cantar e dançar;
-Roda de conversa;
-Histórias;
-Parque;
-Contato corporal com diferentes materiais e brinquedos;
-Jogos e brincadeiras envolvendo a interação;
-Visitação aos ambientes escolares para conhecer os novos colegas e funcionários;
-Filmes em DVD com pipoca;
-Atividades com Massinha;
-Pintura com guache;
-Bingo com letras do alfabeto;
-Contato com as regras da sala para seu entendimento.
-Relaxamento.

CRONOGRAMA DA SEMANA 
3ª – 19/02 = Contação de Histórias
4ª – 20/02 = Educação Física
5ª – 21/02 = Cinema com Pipoca
6ª - 22/02 = Interação – Brincadeiras
2ª - 25/02 = Passeio pela comunidade ou se chover discoteca no CEI



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!