CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL “TIA FLOR”
BAÚ BAIXO, 04 DE MARÇO DE 2013.
PROFESSORAS: SUSANA MARISA ZIMMERMANN VIEIRA
CLAUDIA GRAZIELA DE
JESUS
SCHANA RAQUEL
DESCHAMPS
TURMAS: PRÉ ESCOLAR I E II
TEMA:
PÁSCOA, CONHECENDO E DECORANDO NOSSO AMBIENTE
JUSTIFICATIVA:
Páscoa é momento e motivo de renovação pessoal independentemente de religião. Nosso CEI, quer apresentar o real significado desta data, trabalhando cada símbolo com seu significado. O CEI procura suprir esta necessidade que se faz nas crianças estendendo à toda comunidade familiar.
OBJETIVOS:
- Compreender o significado da Páscoa;
- Identificar e compreender os símbolos da Páscoa;
- Estimular a comemoração da Páscoa;
- Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e a corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança.
Páscoa é momento e motivo de renovação pessoal independentemente de religião. Nosso CEI, quer apresentar o real significado desta data, trabalhando cada símbolo com seu significado. O CEI procura suprir esta necessidade que se faz nas crianças estendendo à toda comunidade familiar.
OBJETIVOS:
- Compreender o significado da Páscoa;
- Identificar e compreender os símbolos da Páscoa;
- Estimular a comemoração da Páscoa;
- Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e a corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança.
CONTEÚDOS:
IDENTIDADE E
AUTONOMIA
Participação em situações de brincadeiras
nas quais as crianças escolham os parceiros, os objetos. os temas, o espaço e os personagens.
Respeito e valorização da cultura de
seu grupo de
origem e de
outros grupos.
Conhecimento. respeito e utilização de algumas regras elementares de
convívio social.
Participação em situações que envolvam a
combinação de
algumas regras de convivência em grupo e aquelas referentes ao uso dos materiais e do espaço, quando isso for pertinente.
MOVIMENTO
Utilização de recursos de
deslocamento
e das habilidades
de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras dos quais
participa. -
Valorização de suas conquistas
corporais.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Participação em situações que envolvem a necessidade de explicar e argumentar suas idéias e pontos de vista.
Relato de experiências vividas e narração de fatos em seqüência temporal e causal.
Histórias lidas ou contadas sobre a Páscoa.
MATEMÁTICA
Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas.
Marcação do tempo por meio de calendários.
Conceito de maior, menor, duro, macio, grande e pequeno.
Cores, formas geométricas.
ARTES VISUAIS
Criação de desenhos. pinturas. colagens. modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto. linha. forma. cor, volume. espaço. textura. etc.
Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar, etc.
MÚSICA
Participação em jogos e brincadeiras que envolvam a dança e ou a improvisação musical.
Repertório de canções para desenvolver a memória musical.
NATUREZA E SOCIEDADE
Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras;
Os símbolos da Páscoa e seus significados.
ATIVIDADES
As atividades serão descritas com seus objetivos em cada planejamento realizado diariamente.
AVALIAÇÃO
As crianças estarão em constante construção, e as professoras observando e registrando, para que a avaliação contemple todo o crescimento da criança.
CRONOGRAMA : Mês de Março
Colagem de papel sobre as letras FELIZ PÁSCOA |
Cada um com sua letra |
Um ajudando o outro |
Pintando a mini cesta |
Com muito cuidado e atenção |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por sua participação!