segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Atividade 1 - Ação 3 - Avaliando a experiência

Como não existe no projeto Político Pedagógico da instituição nenhuma referência sobre o uso das tecnologias na sala de aula, minha estratégia de gestão será um estudo sobre o tema com os profissionais envolvidos para que possamos incluir neste PPP estratégias de utilização das TDIC. Desta forma também incentivando os profissionais a se atualizarem e não criarem resistência ao uso destas novas ferramentas.
Assim, identifiquei a partir do relatado até aqui, uma ação que pode ser posta em prática em meu contexto escolar. Em paradas pedagógicas de estudo organizar e registrar o trabalho que queremos desenvolver com as tecnologias dentro do CEI, possibilitando assim a documentação de tudo que se pretende realizar com as TDIC dentro da instituição. Como já salientei no início desse trabalho o objetivo geral da ação de intervenção em minha escola é planejar uma ampla discussão sobre os diversos aspectos da cultura digital que podem possibilitar a escrita de documentos que parametrizam a apropriação das TDIC enquanto ferramenta pedagógica no contexto educacional vivenciado no Centro de Educação Infantil Tia Flor.

Essa ação evolve tais recursos humanos e estruturais como encontro com todos os profissionais do CEI, apresentação por meio slides de como realizarmos estas alterações no PPP, um data show para que aconteça essa visualização por todos, e o registro escrito e fotográfico do processo.
Abaixo compartilho o cronograma para a realização de minha ação de intervenção como parte do planejamento estratégico de gestão.

Cronograma para o desenvolvimento da ação no Centro de Educação Infantil Tia Flor  
Novembro 2015 - Mobilizar os demais profissionais para que tragam suas sugestões.
Dezembro 2015 - Refletir as sugestões trazidas para aprofundar nos estudos.

Janeiro 2016 - Produzir a ação com o encontro de reformulação dos documentos de registro.
Fevereiro 2016  - Avaliar a ação e pensar além dela para que colocando em prática tenhamos os resultados.

Esta proposta é importante para que futuros profissionais e alunos estejam amparados pelo PPP com relação ao uso das TDIC, garantindo a todos o direito ao acesso às tecnologias, assim nossas crianças terão novas possibilidades de aprendizagem. Esta estratégia tecnológica virá contribuir ainda mais nos trabalhos com projetos interdisciplinares, abrangendo de forma ampla todos os eixos e conteúdos de forma integrada aos recursos virtuais.
A incorporação das tecnologias em diversas atividades de aprendizagem no cotidiano de uma instituição educacional está diretamente interligada com a mobilização dos seus profissionais, onde o comprometimento com as mudanças não pode limitar-se somente ao aspecto pedagógico, pois integra diferentes dimensões de gestão com diferentes papéis de liderança. Cada um é corresponsável nesta liderança em suas mais distintas dimensões: social, pedagógica, política e técnico administrativa.





Como meu trabalho ficou enfatizado mais na questão da gestão, e tivemos um encontro para elaboração das sugestões do que vamos inserir no PPP do CEI, ainda não fiz registro fotográfico para colocar aqui no Blog.

Porém o primeiro encontro foi produtivo, e o interesse pelas profissionais também foi grande.

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