UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL
SUSANA MARISA ZIMMERMANN VIEIRA
|
Projeto de Intervenção
POR DETRÁS DAS LENTES
FLORIANÓPOLIS – SC
2016
INTRODUÇÃO
Nascidos na era digital, as crianças estão sempre antenadas a tudo o que ocorre ao seu redor.
“… as crianças de hoje passam mais tempo em companhia dos meios de comunicação do que com seus familiares, professores e amigos. As crianças parecem cada vez mais viver ‘infâncias midiáticas’, suas experiências diárias são repletas das narrativas, imagens e mercadorias produzidas pelas grandes corporações globalizadas de mídia.” (BUCKINGHAM, p.5, 2007)
Diante disso, é possível perceber o quanto se faz importante o uso das tecnologias nas salas de aula, para aproximar as crianças cada vez mais a realidade que já vivenciam em outros espaços. Para isso, busca-se o envolvimento dos professores e alunos da pré-escola, com idade entre 4 e 5 anos do Centro de Educação Infantil Tia Flor, para a construção do registro do processo de ensino e aprendizagem.
A partir dessa perspectiva, o problema desse projeto de intervenção é: como promover o uso pedagógico das tecnologias da digitais da informação e comunicação (TDIC) com as crianças de 4 e 5 anos?
Diante desse contexto, justifica-se esse projeto devido a necessidade elaborar estratégias para as práticas pedagógicas e o currículo do CEI, com o uso das TDIC. Afinal, entedemos conforme Pretto (2013) que o desafio atual da educação é por uma cultura digital presente nos currículos, nos conteúdos e no cotidiano da escola, não como um acessório nos processos educacionais.Esse é um desafio permamente e emergente no contexto da educação atual.
Mas, para que possamos entender as reais condições de inserção das TDIC nos cotidiano do CEI, propomos o desafio de desenvolver o projeto “Por de trás das lentes”, com a turma da pré-escola, com as crianças de 4 a 5 anos. Para tanto, esse projeto de intervenção tem como objetivo geral:
OBJETIVO GERAL:
Construir um portfólio com fotos a partir da perspectiva das crianças de 4-5 anos turma de pré-escolar “O cravo e a Rosa” sobre as atividades de rotina do Centro de Educação Infantil Tia Flor.
Para tanto, tem-se os seguintes objetivos específicos:
- Apresentar o projeto “Por de trás das lentes” a equipe de gestores pedagógicos e os professores responsavéis pela turma com crianças de 4-5 anos
- Observar a realidade da turma de pré-escolar “O cravo e a rosa”;
- Planejar jutamente com os professores responsáveis pela turma atividades de rotina que irão compor o portifólio.
- Registrar diferentes momentos de interação e trabalho com fotos;
- Possibilitar o registro da perspectiva da criança sobre sua atividade de rotina;
- Investigar a perspectiva da criança sobre a importância da foto que ela registrou sobre a atividade de rotina;
- Apresentar o trabalho realizado para as famílias e professores disponibilizando no blog e no Facebook do CEI.
- Incentivar a participação e o acompanhamento das famílias do trabalho desenvolvido durante este projeto.
METODOLOGIA:
Para dar início ao projeto “Por detrás das lentes”, incialmente será apresentado aos gestores e professores responsáveis pela turma do pré-escolar “O cravo e a Rosa”. Logo, será necessário um período de observação da realidade da turma, para articular juntamente com os professores responsáveis as atividades de rotina que serão registradas para compor o portifólio de cada criança.
Com esse projeto de intervenção, pretende-se buscar registrar com fotos, as experiências e vivências dos alunos da turma de pré-escolar “O Cravo e a Rosa” do Centro de Educação Infantil Tia Flor, acerca das atividades de rotina, ou seja, a perspectivas dos alunos sobre os aspectos significativos do processo de ensino e aprendizagem.
Para tanto, serão selecionadas cinco atividades de rotina para a construção desse portífolio. Os registros desse projeto serão realizados através questionário com perguntas aberta e fechadas para os pais, entrevista com os professores responsáveis pela turma de pré-escolar “O cravo e a Rosa” e principalmente a gravação de áudios com as perspectivas das crianças sobre seu registro.
Ainda, pretende-se compartilhar esses registros para a comunidade escolar no blog e Facebook do CEI para investigar o envolvimento e participação dos pais através dos espaços sociais virtuais. Diante do exposto, esse projeto será desenvolvido em quatro etapas com as seguintes atividades e cronograma:
ETAPA
|
DESCRIÇÃO
|
PERÍODO
|
DATA
|
ETAPA 1
|
Apresentação do Projeto para Equipe Gestora e Professores da Turma “O cravo e a Rosa”
|
2 horas
| |
ETAPA 2
|
Observação da turma “O cravo e a Rosa”
|
4 horas
| |
Planejar jutamente com os professores responsáveis pela turma “O cravo e a Rosa” atividades de rotina que irão compor o portifólio.
|
2 horas
| ||
ETAPA 3
|
Possibilitar o registro da perspectiva da criança sobre sua atividade de rotina;
|
12 horas
| |
ETAPA 4
|
Elaboração da apresentação do trabalho desenvolvido para a comunidade escolar no blog e Facebook do CEI
|
4 horas
|
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BONILLA, Maria Helena Silveira; PRETTO, Nelson De Luca. Organizadores. Inclusão digital: polêmica contemporânea. Salvador: EDUFBA, 2011. v.2.
BUCKINGHAM, D. Crescer na Era das Mídias Eletrônicas. Edições Loyola, 2007.
PRETTO, Nelson De Lucca. Reflexões: ativismo, redes sociais e educação. Salvador: EDUFBA, 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por sua participação!