CEntro de educação Infantil “Tia Flor”
Baú Baixo, 12/09/2017.
Professora:
Susana M. Z. Vieira
Atendentes: Suzana e Ester
Turma:
Berçário
Projeto: Cores
e Formas NA PRIMAVERA
Justificativa:
As crianças do Berçário demonstram
uma curiosidade infinita por conhecer tudo o que está à sua volta, desse modo
trabalharemos as cores e formas na primavera mediando o descobrimento do seu
mundo.
Nesta fase, é importante propiciar à criança a
visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que
compõem o universo das cores e formas, possibilitando a criança identificá-las.
Objetivo Geral:
Trabalhar com as cores e formas de
modo que as crianças possam identificá-las e nomeá-las, ampliando assim seu
vocabulário e seu conhecimento dos objetos e ambientes que as cercam.
Objetivos Específicos:
•Reproduzir cores e formas.
• Ampliar vocabulário.
• Reconhecer existência de formas e cores do mundo.
• Utilizar diversos materiais plásticos para ampliar suas possibilidades de expressão.
• Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura,da colagem e da construção.
• Ampliar o conhecimento do mundo.
•Reproduzir cores e formas.
• Ampliar vocabulário.
• Reconhecer existência de formas e cores do mundo.
• Utilizar diversos materiais plásticos para ampliar suas possibilidades de expressão.
• Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura,da colagem e da construção.
• Ampliar o conhecimento do mundo.
Metodologia:
Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar-se e
interagir. Conversar sobre as cores primárias e algumas secundárias e sobre as
formas (quadrado, retângulo, círculo e triângulo).
- Mostrar fotos coloridas, observando a diversidade de cores e ressaltando suas formas. Perguntar a cor preferida de cada um, trabalhando com o lúdico (a cor da roupa da criança, etc.).
- Apresentar os Blocos Lógicos e valorizar suas cores primárias. Permitir que manuseiem.
- Mostrar fotos coloridas, observando a diversidade de cores e ressaltando suas formas. Perguntar a cor preferida de cada um, trabalhando com o lúdico (a cor da roupa da criança, etc.).
- Apresentar os Blocos Lógicos e valorizar suas cores primárias. Permitir que manuseiem.
- Ouvir as músicas arco íris, Misturando as cores, Onde estão as cores - Xuxa / Aquarela - Toquinho
- Folhar revistas e observar o que mais lhes chama a atenção;
- Confeccionar mural com figuras escolhidas pelas crianças;
- Levar as crianças a observarem as cores de tinta que temos.
- Registrar as cores com diversos materiais e figuras da primavera.
- Falar as crianças, sobre o arco íris;
- Conversar com as crianças sobre as cores da natureza e seres vivos
(peixes, mar e conchinhas).
- Espalhar formas geométricas coloridas pela sala de aula e pedir que as crianças as encontrem.
- Espalhar formas geométricas coloridas pela sala de aula e pedir que as crianças as encontrem.
- Incentivar a dizerem o nome e a cor.
- Fazer uma casinha com formas geométricas, e pedir que montem,
identificando qual é cada forma.
- Brincar com massinha nas cores do arco íris;
- Confeccionar um arco íris com as crianças.
- Confeccionar um arco íris com as crianças.
- Esconder em sala algumas formas geométricas. Mostrar uma forma e a
turma deve encontrar a mesma forma mostrada. Colocar formas geométricas nas
crianças e pedi-los para achar as mesmas formas;
- Registro da figura geométrica quadrado: pintar com guache o quadrado apresentado.
- Registro da figura geométrica quadrado: pintar com guache o quadrado apresentado.
- Registro da figura geométrica
triângulo: utilizar um sorvete na casquinha e pedir que pintem apenas o triângulo com giz de cera.
- Registro da figura geométrica retângulo: a partir do desenho de um caminhão, pedir que pintem apenas a parte retangular.
- Brincar de bolinhas de sabão e enfatizar o formato. Registrar círculos coloridos;
- Registro da figura geométrica retângulo: a partir do desenho de um caminhão, pedir que pintem apenas a parte retangular.
- Brincar de bolinhas de sabão e enfatizar o formato. Registrar círculos coloridos;
- Construção de livro das cores .
EIXOS:
IDENTIDADE E AUTONOMIA
Escolha de brinquedos objetos e espaços para brincar.
Participação e interesse em situações que
envolvam a relação com o outro.
Respeito a regras simples de convívio
social.
MOVIMENTO
Aperfeiçoamento
dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o
lançamento, etc., por meio de experimentação e utilização de suas habilidades
manuais em diversas situações cotidianas"
Expressão
de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas linguagem oral.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Uso da linguagem oral para conversar,
comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Participação em situações de leitura de diferentes
gêneros feita pelos adultos, como contos, poemas. parlendas, trava-línguas,
etc.
Participação em situações cotidianas nas quais se faz
necessário o uso da leitura e da escrita.
MATEMÁTICA
Manipulação e exploração de objetos e brinquedos
para que cada criança possa descobrir as
características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar,
transvasar, encaixar, etc.
ARTES VISUAIS
Confecção de tintas e massas com as crianças (utilizando
elementos da natureza, massas caseiras, extrair barro para modelagens, etc);
Pintura do próprio corpo;
Exploração e reconhecimento de
diferentes movimentos gestuais. visando a produção de marcas gráficas.
Exploração de diferentes suportes para a pintura (panos, papéis,
madeiras), de diferentes tamanhos, individualmente ou em grupo;
Diferentes usos de tinta (soprada em canudo, com esponjas, com
carimbos, etc);
Uso de pincel sobre diferentes superfícies (papel liso,
rugado, lixa, argila);
MÚSICA
Interpretação de músicas e canções diversas;
Participação em brincadeiras e jogos cantados e
rítmicos
Escuta de obras musicais variadas.
Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais
NATUREZA E SOCIEDADE
Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos;
Exploração
de
diferentes objetos, de suas propriedades e de relações simples de causa e efeito.
Recursos:
Livros de literatura variados
disponíveis na instituição e emprestados de outras;
Giz de cera, tinta guache, tesouras,
cola, sulfite, massinha, lápis de cor, glitter, argila e papéis
diferenciados, cola colorida, E.V.A, pincéis...
Blocos Pedagógicos
Brinquedos de montagem de peças
coloridas
Jogo de Formas Geométricas
Música, Filmes e fotografias
Avaliação:
Será feita avaliação ao longo do
projeto observando o cumprimento de
etapas e o crescimento individual e do grupo.
etapas e o crescimento individual e do grupo.
REFERÊNCIAS:
REFERENCIAIS CURRICULARES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL DE 0 A 3 ANOS.
ORGANIZAÇÃO: Professora: Susana Marisa Zimmermann Vieira –
2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por sua participação!