CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL “TIA FLOR”
BAÚ BAIXO, ILHOTA –SC – 17/04/2017
PROFESSORA: SUSANA MARISA ZIMMERMANN VIEIRA
ATENDENTES: ESTER E SUZANA
TURMA: BERÇÁRIO – 4 MESES A 2 ANOS.
TÍTULO: UM AMIGO EM MINHA CASA
QUESTÃO PROBLEMA: Qual a
importância da criança cuidar de um amigo, para o seu desenvolvimento?
JUSTIFICATIVA
Percebendo as interações que ocorrem em nosso
espaço educacional, observei a dedicação de umas crianças para com as outras e
foi possível detectar que são poucos os que se preocupam com os outros. Assim
procurando estimular o auto cuidado e o auxilio aos demais, surgiu a idéia do
projeto que: Simbolicamente com um animal de estimação de pelúcia que irá
passar o final de semana com cada criança da turma para que eles compreendam a
importância de cuidar do outro com carinho e dedicação.
Sabendo que os exemplos servem mais do que
palavras queremos mostrar a melhor maneira de cuidarmos uns dos outros.
LEVANTAMENTO DE HIPÓTESES
Como as crianças da turma ainda não falam
espontaneamente realizamos uma atividade de estimulação para averiguar o que
elas já compreendem dos cuidados para
com o outro.
Uma boneca foi deixada no centro da sala para que
a alimentassem e trocassem a roupa, algumas crianças participaram e realizaram
o que era solicitado. Outros nem perto chegaram. Então percebemos que este
trabalho precisa ser intensificado para que ao mudarem de turma saibam conviver
melhor e auxiliar os amigos em sala.
OBJETIVO GERAL
Propiciar maior envolvimento das crianças com
elas mesmas, assim como de suas famílias para com o CEI, através da visita do
amigo.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Reconhecer a
importância dos cuidados para com o amigo, como elemento da cultura local.
Promover a
socialização e interação afetiva entre criança e família.
Incentivar a vivência
de valores como: cooperação, respeito, justiça, solidariedade, auto-estima.
Explorar movimentos
com o corpo, promovendo o desenvolvimento da motricidade ampla, equilíbrio e
lateralidade;
Aprimorar a
motricidade fina através de trabalhos manuais e manuseio de materiais;
Incentivar a
construção do relatório da visita do amigo nas famílias.
Fortalecer os vínculos afetivos familiares.
Promover a autonomia e a ação intencional.
Ampliar o vocabulário.
Desenvolver o auto-conhecimento.
Desenvolver a capacidade de socialização.
Expressar palavras completas.
Desenvolver a capacidade de segurar, manusear e
modificar objetos.
Desenvolver a autonomia.
Desenvolver a identidade pessoal e a linguagem.
ÁREAS DE ABRANGÊNCIAS – EIXOS
IDENTIDADE E AUTONOMIA
Comunicação e expressão de seus desejos, desagrados, necessidades,
preferências e vontades em brincadeiras e nas atividades cotidiana.
Reconhecimento progressivo do
próprio corpo e das diferentes sensações e ritmos
que produz.
Identificação progressiva de
algumas singularidades próprias e das pessoas com
as quais convive no seu cotidiano em situações de interação.
Iniciativa para pedir ajuda
nas situações em que isso se fizer necessário.
Realização de pequenas ações
cotidianas ao seu alcance para que adquira maior independência.
Respeito
a regras simples de convívio social.
MOVIMENTO
Familiarização com a imagem do próprio corpo;
Exploração das possibilidades de gestos e
ritmos corporais
para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
LINGUAGEM ORAL E
ESCRITA
Uso
da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos,
vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas,
histórias em quadrinhos,
etc
MÚSICA
A
reflexão sobre a música como produto cultural do ser humano e importante forma de conhecer e representar o mundo
ARTES VISUAIS
Exploração e manipulação de materiais como: lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo, etc; de meios: como tintas, água, areia, terra, argila, etc.; e
de variados suportes gráficos, como
jornal, papel, papelão, parede, chão,
caixas, madeiras, etc.
MATEMÁTICA
Manipulação
e
exploração de objetos
e brinquedos para
que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades
associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar.
NATUREZA E SOCIEDADE
Contato com pequenos animais e plantas;
Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas.
Participação
em atividades
que envolvam histórias, brincadeiras,
jogos e canções
que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos;
Exploração de diferentes objetos, de suas propriedades e
de relações simples
de causa e
efeito;
METODOLOGIA / DESENVOLVIMENTO
Levar o amigo para casa onde irá realizar
atividades durante o final de semana.
Registro da família, de relatório sobre a visita
do amigo na sua casa.
Ouvir diferentes histórias que falem sobre a
amizade e os cuidados para com o outro.
Brincar com o amigo na sala, oferecendo-lhe os
cuidados necessários.
Trocar a roupa do brinquedo, oferecendo-lhe ainda
alimentação e cuidados.
Realizar atividades de higiene, como escovação de
dentes, banho e cuidados com o cabelo.
ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM
Contação de histórias referente ao tema.
Brincadeiras em sala com nosso amigo.
Ouvir e cantar músicas com o tema do projeto.
DVD com história de animais.
ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO
ÁREA
SÓCIOAFETIVA
Atividade 2: Sou uma criança
OBJETIVO 2 : Desenvolver o auto-conhecimento.
Objetivo Específico: Desenvolver a imagem
corporal.
Recursos: Ilustrações de diferentes animais com
seus filhotes. Fotos de outras crianças recortadas de revistas.
Descrição: Lei para a criança a narração de
Quem sou? Diga a ela que os animais têm seus filhotes e que esses filhotes são
muito diferentes de acordo com cada espécie.
Explique que os animais comunicam-se cada um com
sua própria linguagem. Os seres humanos falam, os cachorros latem, os leões
rugem, etc.
Mostre diferentes sons onomatopéicos.
Mostre, finalmente, fotografias de outras
crianças. Explique que as crianças têm cada uma suas famílias, seus amigos e
seus brinquedos.
NARRAÇÃO
DE QUEM SOU EU?
Essa é a mamãe
leoa com seu filhote. Os leões fazem roarrr(rugido). Os leões têm juba, cauda e
dentes grandes.
Essa é a mamãe
cadela com seu filhote. Os cachorros fazem au-au. Os cachorros têm rabo,
orelhas e focinho.
Essa é a mamãe
para com seu filhote. Os patos fazem quac. Os patos tem asas e bico.
E essa sou eu
com meu filhinho. As mamães fazem smac(beijo). Os bebezinhos têm duas mãos,
dois braços, dois pés, duas pernas e uma cabeça.
ÁREA COGNITIVA
Atividade 11 – A Mamãe e seu bebê
OBJETIVO 3 – Diferenciar objetos conforme suas
características.
Objetivo Específico: Desenvolver a capacidade de
formar pares.
Recursos: Animais de plástico, como vacas e
bezerros, frangos e galinhas, cavalos e potros, porquinhos e porca, cabritos e
caba, elefanta com seu filhote, pata e patinhos, etc.
Descrição: Coloque os animais sobre a mesa, todos
misturados.
Peça à crianças que a ajude a juntar cada mãe com
seu filhote: Veja esses filhotes, alguns bebês estão chorando porque não
encontram sua mamãe. Você pode ajuda-los a encontrar a mãe?
Junte os pares que a criança lhe entregar e diga:
Esse é o bezerro com a sua mamãe vaca.
Uma vez identificados cada bebê e sua mãe, os
animais podem correr, pular e brincar.
ÁREA DE
LINGUAGEM
Atividade 8 – Na história...
OBJETIVO 4 : Expressar frases com duas palavras.
Objetivo Específico: Desenvolver a expressão
verbal e a memória.
Recursos: Uma história infantil para crianças
pequenas.
Descrição: Leia para a criança uma história e
peça a ela que a relate. No princípio faça perguntas simples: Quem é esse? Em
seguida vá aumentando o nível de complexidade das perguntas: E aqui, o que você
vê?
ÁREA MOTORA
Atividade 17- Joana tem fome, Joana está suja!
OBJETIVO 4 – Desenvolver a capacidade de segurar,
manusear e modificar objetos.
Objetivo Específico: Desenvolver a autonomia.
Recursos: Uma boneca grande de plástico, um
babadouro, uma colher, alimentos pequenos (passas, uvas, cereais,etc.) escova e
pasta de dentes, xampu infantil.
Descrição: Diga á criança que a boneca tem fome e
que já é hora de dar comida para ela.
Ponha o babadouro na boneca e imite a ação de
alimentá-la. Quando o fizer diga: Esta é pela mamãe... Esta é pelo papai...
Esta por seu irmão...etc.
Variação- Uma vez venha terminado de alimentá-la,
proponha á criança dar-lhe banho, lavar seu rosto e escovar seus dentes.
CRONOGRAMA: Aproximadamente 2 meses até que
todas as crianças recebam o amigo em casa, outro projeto acontecerá no mesmo
período, .
RECURSOS:
Livros, Revistas, DVD, Mascote, Músicas, E.V.A., Tecido,
Cola, Tesoura, Botão, E materiais diversos.
AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá durante o processo dos
trabalhos com registro de fotos e de relatórios escritos pela professora e pela
família.
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