Centro de Educação Infantil “Tia Flor”
Baú Baixo, maio de 2017.
PROJETO
INTERDISCIPLINAR
TÍTULO / TEMA: Plantar,
cuidar e colher!
RESUMO:
Melhorar o aspecto
visual do ambiente, em que nos encontramos diariamente com nossas crianças é
primordial para despertar maior interesse dos pequenos no local que permanecem,
muitos deles 11 horas por dia. Quando nos sentimos atraídos e gostamos do que
vimos torna-se mais aconchegante a passagem por este ambiente, participar dos
cuidados e organização do espaço faz com que as crianças respeitem mais,
sintam-se importantes e necessárias no tempo e lugar que se encontram,
registrando em suas memórias tudo de bom
que ajudam a consolidar.
PROFESSORAS
RESPONSÁVEIS: Márcia Mansoto
Roseli Zimmermann Casas
Susana
Marisa Zimmermann Vieira
TURMAS: Berçário,
Maternal, Pré-escolar
COORDENADORA:
Claudemiria Novaes Alves
ÁREAS DO CONHECIMENTO:
Natureza e Sociedade, Música, Artes, Linguagem Oral e Escrita, Matemática.
PROBLEMATIZAÇÃO: Como
melhorar nosso ambiente escolar com o envolvimento de nossas crianças?
OBJETIVO DO PROJETO:
Oportunizar experiências de plantio e cuidado com o ambiente natural,
possibilitando a espera da colheita.
METODOLOGIA: Pesquisa
bibliográfica e de campo.
CONTEÚDOS
CURRICULARES
|
OBJETIVOS
|
PROCESSO/ Desenvolvimento
Das atividades
|
ESTRATÉGIAS /
RECURSOS
|
REGISTROS
|
NATUREZA E SOCIEDADE:
Solo
Plantas
Água
|
*Diferenciar os tipos de Solo.
*Observar as fases de crescimento da planta.
* Perceber a importância da água para a planta.
|
Plantação de mudas e sementes de verduras no canteiro aos
fundos do CEI. (Alface, brócolis, cenoura, beterraba, salsa)
Plantação de sementes para acompanhar o processo de
crescimento.
|
- Vasos
- Plantas
- Recipientes recicláveis
|
|
MÚSICA:
Ritmo
|
*Organizar
brincadeiras que envolvam o canto e o movimento para ampliar a percepção
rítmica.
|
Canções diversas do
tema
|
- CD´s
- DVD´s
|
|
ARTES:
Texturas
Cores
|
*Explorar diferentes texturas naturais.
* Reconhecer cores no ambiente externo.
|
Releitura de obras de Romero Britto.
Colagens com natureza morta, e diversos elementos
naturais.
|
- Tintas
- Pincéis
- Elementos Naturais (pedras, folhas, gravetos, sementes,
grãos).
|
|
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
Histórias
Poemas
Rimas
Vocabulário
|
*Ouvir histórias do
tema
*Ilustrar poemas
sobre o tema.
*Brincar com rimas
sobre o tema.
*Elaborar
vocabulário ilustrado do tema em estudo.
|
Contação de
histórias que envolvem nosso tema em estudo.
|
- Livros
- Revistas
- Cartazes
- Figuras
|
|
MATEMÁTICA
Quantidades
Tamanhos
Formas
Pesos e Medidas
|
*Elaborar listas de contagem.
*Organizar objetos de diferentes tamanhos.
*Identificar formas geométricas.
*Reconhecer diferentes pesos e medidas.
|
Pesquisa de campo.
|
- Trena
- Balança
- Desenhos
- Sólidos Geométricos
|
INVESTIMENTOS: – Mudas de flores e verduras, tintas, terra;
AVALIAÇÃO: A avaliação
será realizada por registro descritivo do desenvolvimento das atividades
realizadas com as crianças de todas as turmas do CEI.
CRONOLOGIA: Mês de maio
para preparação do ambiente e plantio.
A colheita ocorrerá de
acordo com o período necessário para o crescimento de cada tipo plantado.
RESULTADOS: Os mesmos
serão registrados por meio de fotos, para fixação no portfólio e arquivo no
CEI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por sua participação!