ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO – 26/03/2012 à 13/04/2012.
ÁREA
SÓCIOAFETIVA
Atividade
1 – Hora de dormir
OBJETIVO 1 – Fortalecer os vínculos afetivos familiares
Objetivo Específico: Desenvolver a segurança pessoal, a
linguagem e o gosto pela música.
Recursos: Um aparelho tocador de CD e um CD de música
instrumental.
Descrição: Promova o contato afetivo através de carícias,
beijos e frases carinhosas.
Cante uma canção de ninar para as crianças.
Atividade
3 – Achei!
OBJETIVO 3 – Desenvolver a capacidade de socialização.
Objetivo Específico: Desenvolver o jogo social e a
linguagem.
Descrição: Pergunte em voz alta: Onde está o bebê? Finja que
não o viu e procure-o no armário, debaixo da cama, atrás de um móvel. Continue
perguntando por ele e sente-se ou deite-se ao seu lado. Criada a expectativa,
diga em tom de surpresa: Achei! Está aqui!
ÁREA DE
LINGUAGEM
Atividade
8 : O que João está fazendo?
OBJETIVO 4 – Expressar frases com duas palavras.
Objetivo Específico: Adivinhar as ações que as outras
crianças fazem.
Descrição: Forme um círculo com as crianças e convide-as
para brincar de mímica.
Dê o exemplo da atividade. Dramatize e movimente-se como se
estivesse tomando banho e pergunte a elas: O que estou fazendo?
As crianças devem adivinhar e dizer: Está tomando banho.
Convide as crianças a
fazer outros movimentos para seus amigos
compartilharem: O que João está fazendo?
Atividades
que João faz:
Tomar banho,
Penteia-se, Come, Toma mamadeira, dorme.
Atividade
5 – A Caverna do Ursinho
OBJETIVO 1 – Ampliar o vocabulário.
Objetivo Específico: Despertar na criança a imaginação e a
compreensão de um novo vocabulário.
Recursos: As mãos de um adulto.
Descrição: Faça um punho com sua mão e mostre-o à criança.
Faça a narração de A Caverna do ursinho
e em seguida peça a ela que conte a história.
Ajude a criança com os movimentos de sua mão e do polegar.
A Caverna do ursinho.
Esta é a caverna do ursinho. (mova o polegar)
O ursinho entra na caverna. (coloque o polegar entre os outros dedos.)
Saia um pouquinho, senhor ursinho, que estou batendo na sua
porta. (bata suavemente com o dedo
indicador da outra mão na caverna do ursinho.)
O que você quer?(tire o
dedo polegar de dentro e volte a movimentá-lo)
ÁREA
MOTORA
Atividade
15 – O Pára-Quedas
OBJETIVO 3 – Ampliar o controle dos movimentos no espaço.
Objetivo Específico: Coordenar o movimento e a tensão dos
braços.
Recursos: Uma lona plástica leve, de 3 metros de diâmetro, das
existentes no mercado.
Descrição: Peça as crianças que segurem com uma mão a ponta
da lona. Represente a atividade cantando, caminhando e correndo em círculos.
Ensine o grupo a agitar sincronizadamente a lona para cima e
para baixo, sentindo a resistência do ar.
A ciranda dos amigos
A ciranda dos amigos
Te convidamos a
brincar
Vem cantar comigo
E muitos amigos terás.
Atividade
16 – Tiro, ponho, abro, fecho.
OBJETIVO 4 – Desenvolver a capacidade de segurar, manusear e
modificar objetos.
Objetivo Específico: Coordenar o uso de ambas as mãos.
Recursos: Uma caixa de papelão, cubos de madeira,
recipientes plásticos com tampa de enroscar, caixinhas de fósforo, pregadores
de roupa, brinquedos de montar.
Descrição: Coloque os objetos na caixa e entregue-a a
criança.
Se ela não está familiarizada com os objetos, mostre-lhe
atividades de tirar, colocar, abrir, fechar, montar e construir.
Para as crianças maiores, eleve um pouco o nível de
complexidade da atividade, colocando tampas de refrigerantes nas caixinhas de
fósforos ou pedindo que introduzam pequenos objetos em recipientes de bocas
mais estreitas.
ÁREA
COGNITIVA
Atividade
11 – A Mamãe e seu bebê
OBJETIVO 3 – Diferenciar objetos conforme suas
características.
Objetivo Específico: Desenvolver a capacidade de formar
pares.
Recursos: Animais de plástico, como vacas e bezerros,
frangos e galinhas, cavalos e potros, porquinhos e porca, cabritos e caba,
elefanta com seu filhote, pata e patinhos, etc.
Descrição: Coloque os animais sobre a mesa, todos
misturados.
Peça à crianças que a ajude a juntar cada mãe com seu
filhote: Veja esses filhotes, alguns bebês estão chorando porque não encontram
sua mamãe. Você pode ajuda-los a encontrar a mãe?
Junte os pares que a criança lhe entregar e diga: Esse é o
bezerro com a sua mamãe vaca.
Uma vez identificados cada bebê e sua mãe, os animais podem
correr, pular e brincar.
Fonte: Estimulação Precoce - Inteligência Emocional e Cognitiva - de 1 a 3 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por sua participação!