quarta-feira, 28 de março de 2012

Planejamento de Estimulação


ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO – 26/03/2012 à 13/04/2012.

ÁREA SÓCIOAFETIVA

Atividade 1 – Hora de dormir

OBJETIVO 1 – Fortalecer os vínculos afetivos familiares
Objetivo Específico: Desenvolver a segurança pessoal, a linguagem e o gosto pela música.
Recursos: Um aparelho tocador de CD e um CD de música instrumental.
Descrição: Promova o contato afetivo através de carícias, beijos e frases carinhosas.
Cante uma canção de ninar para as crianças.

Atividade 3 – Achei!

OBJETIVO 3 – Desenvolver a capacidade de socialização.
Objetivo Específico: Desenvolver o jogo social e a linguagem.
Descrição: Pergunte em voz alta: Onde está o bebê? Finja que não o viu e procure-o no armário, debaixo da cama, atrás de um móvel. Continue perguntando por ele e sente-se ou deite-se ao seu lado. Criada a expectativa, diga em tom de surpresa: Achei! Está aqui!

ÁREA DE LINGUAGEM

Atividade 8 : O que João está fazendo?

OBJETIVO 4 – Expressar frases com duas palavras.
Objetivo Específico: Adivinhar as ações que as outras crianças fazem.
Descrição: Forme um círculo com as crianças e convide-as para brincar de mímica.
Dê o exemplo da atividade. Dramatize e movimente-se como se estivesse tomando banho e pergunte a elas: O que estou fazendo?
As crianças devem adivinhar e dizer: Está tomando banho.
Convide as  crianças a fazer outros movimentos  para seus amigos compartilharem: O que João está fazendo?

 Atividades  que João faz:
Tomar banho, Penteia-se, Come, Toma mamadeira, dorme.

Atividade 5 – A Caverna do Ursinho

OBJETIVO 1 – Ampliar o vocabulário.
Objetivo Específico: Despertar na criança a imaginação e a compreensão de um novo vocabulário.
Recursos: As mãos de um adulto.
Descrição: Faça um punho com sua mão e mostre-o à criança. Faça a narração de A Caverna do ursinho e em seguida peça a ela que conte a história.
Ajude a criança com os movimentos de sua mão e do polegar.

A Caverna do ursinho.

Esta é a caverna do ursinho. (mova o polegar)
O ursinho entra na caverna. (coloque o polegar entre os outros dedos.)
Saia um pouquinho, senhor ursinho, que estou batendo na sua porta. (bata suavemente com o dedo indicador da outra mão na caverna do ursinho.)
O que você quer?(tire o dedo polegar de dentro e volte a movimentá-lo)

ÁREA MOTORA

Atividade 15 – O Pára-Quedas

OBJETIVO 3 – Ampliar o controle dos movimentos no espaço.
Objetivo Específico: Coordenar o movimento e a tensão dos braços.
Recursos: Uma lona plástica leve, de 3 metros de diâmetro, das existentes no mercado.
Descrição: Peça as crianças que segurem com uma mão a ponta da lona. Represente a atividade cantando, caminhando e correndo em círculos.
Ensine o grupo a agitar sincronizadamente a lona para cima e para baixo, sentindo a resistência do ar.

A ciranda dos amigos
A ciranda dos amigos
Te convidamos a brincar
Vem cantar comigo
E muitos amigos terás.


Atividade 16 – Tiro, ponho, abro, fecho.

OBJETIVO 4 – Desenvolver a capacidade de segurar, manusear e modificar objetos.
Objetivo Específico: Coordenar o uso de ambas as mãos.
Recursos: Uma caixa de papelão, cubos de madeira, recipientes plásticos com tampa de enroscar, caixinhas de fósforo, pregadores de roupa, brinquedos de montar.
Descrição: Coloque os objetos na caixa e entregue-a a criança.
Se ela não está familiarizada com os objetos, mostre-lhe atividades de tirar, colocar, abrir, fechar, montar e construir.
Para as crianças maiores, eleve um pouco o nível de complexidade da atividade, colocando tampas de refrigerantes nas caixinhas de fósforos ou pedindo que introduzam pequenos objetos em recipientes de bocas mais estreitas.

ÁREA COGNITIVA

Atividade 11 – A Mamãe e seu bebê

OBJETIVO 3 – Diferenciar objetos conforme suas características.
Objetivo Específico: Desenvolver a capacidade de formar pares.
Recursos: Animais de plástico, como vacas e bezerros, frangos e galinhas, cavalos e potros, porquinhos e porca, cabritos e caba, elefanta com seu filhote, pata e patinhos, etc.
Descrição: Coloque os animais sobre a mesa, todos misturados.
Peça à crianças que a ajude a juntar cada mãe com seu filhote: Veja esses filhotes, alguns bebês estão chorando porque não encontram sua mamãe. Você pode ajuda-los a encontrar a mãe?
Junte os pares que a criança lhe entregar e diga: Esse é o bezerro com a sua mamãe vaca.
Uma vez identificados cada bebê e sua mãe, os animais podem correr, pular e brincar.

Fonte: Estimulação Precoce - Inteligência Emocional e Cognitiva - de 1 a 3 anos

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